O carnaval está entre as maiores festas populares do Brasil. A dança, o canto, a máscara, as musas, as músicas, as marchinhas e toda a liberdade de expressão entre as pessoas parece que desabrocham nesta época.
Mas onde e como surgiu esta festa?
A origem do carnaval é um tanto quanto controversa.
Freqüentemente tem sido atribuída á sobrevivência e evolução do culto da deusa Ísis, dos lupercais, bacanais, e saturnais romanos, das festas em homenagem a Dionísio, na Grécia e até das festas medievais dos inocentes e dos doidos.
Durante a Idade Média, a Igreja Católica teve certa benevolência com a festa, mas Tertuliano, são Clemente de Alexandria, são Cipriano e o papa Inocêncio II foram grandes inimigos do carnaval.
Já nos tempos modernos, o tradicional baile de máscaras, introduzido nos séculos XV e XVI começaram a fazer grande sucesso na Itália e na França.
Depois, com o passar dos tempos, o carnaval sofreu um processo de adequação às culturas modernas, como os que se realizam em Munique, Florença, Nápoles, Paris, Roma, Veneza, Nice e Colônia.
Atualmente o carnaval transformou-se numa festa de caráter artístico, como os desfiles alegóricos, popular como o carnaval de rua, assim como os bailes, os blocos e outras festas.
Algumas pessoas entram na nossa vida e provocam muitas mudanças... Fazem a gente se sentir viva, querida, atraente, amada... Você se pega suspirando, rindo, lembrando de todas as conversas, e até mesmo sonhando acordada...
Ah se todos os dias fossem Carnaval dentro de mim...
Sempre,
Luna.